“O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima” - O Caibalion.
Esta é a 2ª (Lei Hermética da Correspondência) das 7 LEIS HERMÉTICAS, descritas no livro “O Caibalion”, que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. Vale destacar que esta lei está totalmente atrelada aos princípios da cocriação da realidade e aos fundamentos poderosos da física quântica para manifestação de sonhos no momento presente.
Pois, nas Leis Herméticas, esse princípio revela a nossa essência multidimensional, ou seja, que vivemos em mais de um mundo ou realidade, especialmente no estado de onda e de frequência. Isso tem a ver, essencialmente, com a dualidade do átomo. Ora onda, ora partícula, algo correspondente à nossa essência e existência, porque também somos formados por átomos e átomos são constituídos por energia.
Ou seja, vivemos nas coordenadas do espaço físico, mas também vivemos em um mundo sem espaço e sem tempo. O mundo das ondas e das infinitas possibilidades que nos permite experimentar todas as coisas e fazer um número infinito de escolhas, sempre que quisermos.
Assim, a perspectiva muda de acordo com o referencial, mas a perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. Na maioria das vezes, a nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.
O princípio de correspondência nos diz, entretanto, que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto, podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.
Por isso, estudamos o universo, para aprender mais sobre nós mesmos. Na menor partícula existe toda a informação do Universo. Na realidade fundamental revelada pelo átomo está a verdade sobre quem somos.