15 Oct
Bóson de Higgs

A física quântica é o ramo da ciência que estuda todos os fenômenos que acontecem com as partículas subatômicas, ou seja, os fenômenos que ocorrem com todas as partículas iguais ou menores que os átomos. Ela estuda os elétrons, os prótons, os nêutrons e o fótons.

Surgiu durante os primeiros anos do século XX, através de Max Planck, um dos pioneiros a desenvolver os princípios básicos da mecânica quântica, contrariando muitas das leis fundamentais da física clássica.

Mesmo que a física quântica esteja focada nos fenômenos microscópicos, estes estão em todos os aspectos macroscópicos, pois todas as coisas do universo são feitas de moléculas, átomos e demais partículas subatômicas.

Em 1966, há mais de 50 anos, uma partícula subatômica chamada Bóson de Higgs, identificada por Peter Higgs, foi teorizada pela física quântica, porém somente em 04 de julho de 2012 os cientistas do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) confirmaram sua existência como a descoberta científica do ano.

Trata-se de uma pequena partícula de energia, minúscula, da qual nós fomos formados. Ela é energia e não matéria, daí vem seu apelido de "partícula de deus".

Baseado nessa teoria quântica, chegamos à conclusão mais sensacional que há nesse universo. Todos nós, seres humanos e não humanos, tudo que há nesse universo é composto de energia, vibramos em diferentes frequências, gerando situações diferentes.

Tudo é energia, e teoricamente, não há diferença entre nós e um raio de luz. Louco? Sim, mas é genial!