A compreensão ajuda a construir confiança, e, quando tem confiança, as pessoas se mostram mais autênticas - Transmitir segurança e gerar uma relação de confiança, para que a pessoa tenha coragem de se abrir e dizer o que realmente está acontecendo. Especialmente se estiver em um momento mais sensível, como em uma crise.
Contagia: Quem está sendo ouvido fica mais aberto a ouvir – Quando escutamos o suficiente para gerar uma conexão, aquele que falou fica propenso a escutar e acolher as palavras daquele que dispensou atenção e empatia.
Mostra para o outro que eu me importo: Valorização, reconhecimento e consideração – Demonstrar para o outro a importância que ele tem traz equilíbrio na relação, pois sempre que recebemos algo, naturalmente sentimos que temos também algo a dar. Essa troca é saudável e pode trazer solução a uma crise.
Atende a muitas necessidades: Compreensão, atenção, conexão, consideração e companhia (você não está sozinho) - Ouvir de forma empática pode suprir necessidades que, talvez estejam causando aquelas crises. Sentir-se compreendido, conectado, considerado e acompanhado por alguém, por si só, já ajuda a diminuir conflitos internos e externos.