07 May
Compreensão através do Rapport

Importante compreender o que está sendo dito e repassá-la, para que todos envolvidos vejam o conflito de forma mais simples, objetiva e positiva.

3 meios para mapear:

I) Identificação de questões, interesses e sentimentos. 

Questões - pontos que dizem respeito à matéria tratada, em torno da qual existem as controvérsias; 

Interesses - aspectos da controvérsia que mais importam para uma ou ambas as partes;

Sentimentos - revelam-se a todo instante, seja por meio de algo que foi dito ou por gestos, posturas, comportamentos, expressões faciais ou tom de voz.

II) Fragmentar as questões: temos a tendência de aglutinar questões, sentimentos e interesses em uma única grande questão, como se fosse algo complexo e de difícil resolução. Ao fragmentá-las em questões menores, o mediador tira das partes um grande peso, capacita-as a lidar com as próprias questões, a começar pelas menos complexas.

III) Recontextualizar: retransmitir as informações coletadas pelas partes sob uma perspectiva nova, mais clara e compreensível, com enfoque prospectivo e voltado às soluções.

Fazer com que o outro adquira consciência de suas próprias capacidades e habilidades, mediante o reforço de tudo o que já foi conseguido e focando no futuro empodera o outro, além de que a compreensão traz como consequência a valorização dos interesses e sentimentos do outro, visão do conflito por uma nova perspectiva e estreita o relacionamento entre ambos, também, empoderando-os.