Luta armada entre países conflitantes; guerra. Ex: o conflito entre Palestina e Israel.
Ausência de concordância, de entendimento; oposição de interesses, de opiniões; divergência. Ex: conflito entre capitalistas e socialistas.
Choque violento. Ex: conflito entre policiais e traficantes.
Discussão intensa, altercação. Ex: vivia criando conflitos com os alunos.
Oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição.
Condição mental de quem apresenta hesitação ou insegurança entre opções excludentes, estado de quem expressa sentimentos de essência oposta.
Oposição, choque de interesses, entre personagens, normalmente entre o protagonista e forças externas ou até consigo mesmo.
Etimologicamente, vem do latim: conflictus. Na CNV, aprenderemos que o conflito é bem vindo. A forma como olhamos para o conflito e o encaramos é que vai definir o que o conflito será para nós. Em nosso cotidiano, é comum nos depararmos com conflitos, que impactam a conexão com aqueles mais próximos ou mesmo com aquelas pessoas com as quais não temos tanta convivência, mas que a qualidade do relacionamento, de alguma forma, nos importa.
Por vezes, encontramos dificuldades de expressar nossa honestidade comunicando nossos limites, principalmente quando estamos recebendo expressões de forma acusatória. E, se junto com estes conflitos e ausência de limites, vêm episódios de raiva, pode ser ainda mais desafiador partir para os próximos passos. E pode ser trágico quando as estratégias escolhidas para seguir não servem à vida e aos relacionamentos que queremos nutrir.