03 Jul
Culpa e responsabilidade

É normal carregarmos culpas conosco, nos pegarmos remoendo algo, alguma situação específica que fizemos ou até poderiamos ter feito algo. Muitas vezes isso consome nosso tempo diário, nossa energia, revivemos essas emoções negativas e pensadas repetidamente. Para quê?

Não é possível voltar no tempo e fazer diferente. Peça perdão, do fundo do seu coração, caso a situação envolva um terceiro. Do contrário, peça perdão a si, caso envolva apenas você, afinal de contas, a soma das coisas "boas" e "ruins" da nossa vida resultam em quem somos hoje, aqui e agora, neste precioso momento.

Aceitar tudo como é nem sempre é fácil, inclusive, é parte considerável do leque de "desafios". Desapegar-se do passado, é, de certa forma, viver mais o presente, até se pode dizer: aquele que vive preso ao passado é negligente, irresponsável e egoísta em relação àqueles que convivem com ele no presente.

Responsabilidade é a parte que nos cabe. Sermos responsáveis pelas nossas vidas, no momento presente, tomando decisões, executando ações, amando, perdoando, aceitando, errando, brigando, enfim, nos desenvolvendo.

Se algo ruim nos aconteceu, já tomou uma parte significativa da nossa atenção e emoção. Seguir carregando isso conosco, só faz ampliar a atenção e emoção investida nisto, e, querendo ou não, é inútil. Não trará solução alguma, do contrário, apenas dificultará.

Nem tudo sai como gostaríamos, talvez esta seja a graça da vida. Desapegar-se do passado, das culpas, focar no presente, em nossas responsabilidades, está aí um bom conselho.