18 Aug
Desfoque

Por vezes, adentramos em conflitos por não entender o que o momento está tentando nos ensinar. Insistimos em manter a mesma posição ao invés de silenciar, nos afastarmos um pouco e, de fora, compreender melhor.

Por vezes ficamos falando e falando, gerando conflito atrás de conflito e nos esquecemos de agir. Demonstrar na prática quem somos, o que entendemos, de manifestar a nossa verdade, levando em consideração a existência da outra pessoa, agindo compassivamente. 

Vivemos num mundo material, físico. Às vezes só palavras não bastam, é preciso agir. Até porquê, nenhum professor é melhor do que o exemplo.

Outras vezes, nem sequer paramos para escutar o outro, de fato escutar, não apenas ouvir mecanicamente. Ativamente absorver e tentar compreender o lado de quem está falando.

Dependemos do convívio com outros seres humanos para progredirmos em quase todas as áreas de nossas vidas. É essencial aprendermos a lidar com diplomacia e humanidade com os mais diversos indivíduos.

Quando somos capazes de desfocar do problema, escutar ativamente e agir compassivamente, encontrarmos uma solução se torna praticamente inevitável. Somos sim seres únicos e, de certa forma, especiais, mas não o centro do Universo, as coisas ao nosso redor não dizem tudo a nosso respeito, cada um tem o seu próprio Universo interno. 

Não somos mais do que ninguém, todos estamos aqui para ensinar e aprender simultaneamente. Que aprendamos a levar a vida com mais harmonia, leveza e respeito.