Despertar = sair do estado de inércia/dormente; readquirir força.
Força = grandeza capaz de vencer a inércia.
Força interior = atributo da alma (parte do eu superior), junção das demais forças (física, mental, emocional e espiritual), lida com o Ser trazendo à tona nossa verdadeira origem.
Ao nos desconectarmos de nosso verdadeiro Ser, o comando da vida passa a ser exercido pelo mental, fazendo-nos tender a agir pela tentativa de eliminar tudo o que parece negativo, manifestando doenças ou desequilíbrios ao jogarmos para fora da consciência aspectos da estrutura humana, pois não agem direcionados por uma força integradora.
O domínio mental é o mais identificado como sinônimo de força interior, por emoções e necessidades físicas serem associadas muito mais com aspectos primitivos do ser humano.
Quando o mental é submetido ao desrespeito em decorrência de necessidade física violenta, tenta-se tomar o poder à força, momento em que se originam sintomas e doenças indesejáveis (vícios ou doenças físicas psicossomáticas).
Quando a mente toma as rédeas da vida, o estresse é consequência natural, pois não foi feita para isso.
Ao sobrecarregarmos o emocional pela discriminação mental, tendemos a manifestar doenças emocionais como a depressão, ansiedade, entre outras.
É preciso despertar a alma, o Ser, a essência humana dentro de cada um de nós, esta sim é capaz de harmonizar nossas 4 poderosas forças (física, mental, emocional e espiritual).
Nosso Ser utiliza como principal arma o amor, verdadeira e única força humana capaz de nos conduzir à evolução e cura, caracterizado pela liberdade, responsabilidade, consciência, integração, humildade e coragem.
A mente é capaz de nos fornecer apenas simulações destas sensações, visto que trabalha baseada no medo.