Quem nunca desejou ter mais foco, mais disciplina, mais produtividade?
Viemos de um lugar, de uma sociedade que valoriza muito isso, mas, apesar do que os outros esperam de mim, não quero ter essa sensação de estar focado, centrado?
Isso se dá, pois somos seres integrados, então, ao estarmos conectados com a nossa essência, estamos nesse lugar de união. O foco é justamente isso, a disciplina, toda essa concentração de energia é quando estamos no nosso eixo.
Agora, quando estamos muito fragmentados, quando começamos e não terminamos nada, não nos responsabilizamos, não temos disciplina nenhuma; vamos morrendo por dentro, porque isso faz parte da nossa necessidade interior.
A produtividade vem a partir do planejamento, quem não se planeja, quem não organiza a sua rotina, os seus horários, não tem como ter disciplina. Se você deseja ser mais produtivo, de maneira consciente, você precisa se planejar, sem planejamento não tem como ser um executor, não tem como ser uma pessoa que faz acontecer.
Importante saber que nenhuma dessas características são natas.
Essa questão de ação é consequência de uma vida organizada, não de uma vida perfeita, sem nenhum imprevisto, mas sim dessa consciência no planejamento.
Prestar atenção no emprego do "EU SOU", trocar "Eu Sou preguiçoso/procrastinador/desorganizado" para "Eu ESTOU desorganizado/minha agenda está bagunçada".
Estar é um estado que pode ser mudado, já o EU SOU é uma essência que não muda.
Prestar atenção nos rótulos que lhe foram dados, principalmente na infância, criando definições irreais na sua cabeça, não podemos nos diminuir por causa de um rótulo.
A produtividade é individual, não se comparar jamais, as pessoas têm capacidade de descanso, produção, foco e disciplina diferentes. Olhar sempre para si, nunca para o lado.
Além dessa capacidade diferente de concentração e produção, é importante entender que foco é tudo aquilo que direcionamos energia.
Nossa energia pessoal é limitada, multitasking é algo super destrutivo para nossa energia, pois pega uma fonte e distribui, ou seja, estou UM POUCO em cada coisa.
O foco é quando pego toda essa potência e canalizo numa coisa só.
A prática do foco, o desenvolvimento dessa habilidade vem de focarmos nossa energia no aqui e agora, nossa presença naquilo que estamos fazendo, seja tomando banho, lavando louça; se nessas atividades pequenas não trazemos presença e fazemos com intencionalidade, com integridade, ao precisarmos dessa capacidade de focar, não teremos.
Então, precisamos praticar isso ao longo do nosso dia.
O que importa ao produzirmos algo é a qualidade, porém, a qualidade é consequência de uma quantidade de vezes que fizemos aquilo. Se queremos começar a produzir, precisamos focar na quantidade.
É da quantidade que teremos qualidade. O volume, a quantidade, trará clareza, lapidará, fará com que melhoremos.
Para produzirmos bem, precisamos começar de algum lugar, e este lugar é a quantidade, depois, chegará um momento que a qualidade será algo natural.