O tal Zenão, que você “sem querer” convida pra entrar em seu processo de cocriação e bota tudo a perder!
Quanto mais apegado, ansioso, agoniado você estiver, quanto mais pressa tiver pra que seus desejos aconteçam, mais o “amigo” Zenão se fará presente.
Quanto mais pressão, mais Zenão. Pra que isso não aconteça, relaxe, movendo ações naturalmente e com tranqüilidade. Solta, acredita que o desejo já é real e segue o fluxo, porque quanto mais você espreita o sonho, mais ele não irá acontecer.
Posso pensar no sonho todos os dias? Sim, com a condição de que seja tendo absoluta certeza de que já é real. Exemplo: Uma pessoa doente que passa 24 horas girando em torno da doença e numa expectativa angustiada de ser curada.
Quanto mais atenção damos a um problema, quanto maior a frequência em que pensamos nele, mais garantimos sua permanência. Concentrar-se em um problema apenas o fortalece.
Se desejarmos criar uma realidade plena, deveremos focalizá-la e liberar a nossa mente e não gerar expectativa a partir da realidade anterior, pois assim congelaremos a realidade anterior que não dará lugar a realidade nova.
O foco de um pensamento a partir de uma expectativa é o suficiente para alterar as probabilidades para que um evento não ocorra. Todo pensamento carregado de ansiedade faz com que o leque de possibilidades se restrinja a uma única realidade possível.
A melhor postura para aumentar a probabilidade de um evento ocorrer é tomarmos consciência daquilo que objetivamos, abstraindo-se naquela possibilidade e liberando-a sem ansiedade.