A palavra emoção, ao que tudo indica, vem do latim ex movere, que quer dizer, em uma tradução livre, “mover para fora”. A derivação faz sentido, uma vez que demonstrar nossas emoções nada mais é do que colocar para fora o que se passa no nosso interior.
A emoção é uma sensação que pode causar até mesmo impactos físicos, provocados por estímulos de diferentes naturezas. Eles podem ser sentimentos ou episódios específicos.
Vivenciar uma emoção, no entanto, é uma experiência bastante particular: assim como você pode sentir ela de uma forma, outra pessoa pode demonstrar de uma maneira diferente. A alegria, por exemplo, pode trazer reações físicas como o sorriso e o aumento dos batimentos cardíacos, assim como também alteração na respiração e até choro. São 7 as emoções básicas:
Alegria: Estado de satisfação extrema; sentimento de contentamento ou de prazer excessivo: a alegria de ser feliz. A alegria surge de situações diversas. Ex: A alegria de rever um amigo depois de muito tempo.
Surpresa: Surpresa quer dizer aquilo que é inesperado, é a propriedade do que surpreende. Uma surpresa também pode ser um ato realizado espontaneamente por alguém, sem que o outro, ou os outros, tenham conhecimento. Como em uma festa surpresa, comum em aniversários ou datas comemorativas. Também pode-se dizer de algo que não correu como deveria. Ex: "os resultados dos exames foram uma surpresa para todos", o que significa que foi diferente do esperado.
Desprezo: Ausência de consideração; sem apreço nem estima; desdém. O ato de desprezar uma pessoa significa impor a ela severa humilhação, além de rebaixá-la, indica que não se quer nenhuma forma de convívio. Ex: Um convite não respondido pode ser considerado desprezo.
Tristeza: Tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de satisfação. É uma condição natural de todos os indivíduos. Em algum momento, todas as pessoas ficam ou já ficaram tristes. Vários podem ser os motivos que desencadeiam sentimentos de tristeza. Ex: Uma desilusão amorosa, a perda de um emprego, a morte de um amigo ou familiar e outras situações que sejam encaradas de modo negativo pela pessoa.
Raiva: É uma das emoções mais intensas e frequentes, sentida cotidianamente. É considerada uma emoção básica que pode ser definida em termos gerais como a pretensão de causar dano e hostilizar alguém. A raiva é desencadeada por frustrações causadas por ações próprias ou agentes externos. Ex: “Fiquei com raiva pois liguei várias vezes e ela não atendeu o celular”.
Aversão: Aversão é um sentimento de repulsa, algo que afasta de alguém ou alguma coisa. Como aversão a baratas, é o nojo ou asco deste tipo de inseto. Ou a aversão a pessoas falsas, em que o indivíduo sequer consegue conviver socialmente com alguém que demonstra falsidade. Podemos entender a aversão como nojo, repulsa, horror, asco, repugnância. Ex: “Tenho aversão a seres humanos que maltratam bichos”.
Medo: Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. O aumento do batimento cardíaco, a aceleração da respiração e a contração muscular são algumas das características físicas desencadeadas pelo medo. O medo é uma sensação de alerta de extrema importância para a sobrevivência das espécies, principalmente para o ser humano. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo. As pessoas podem desenvolver fobias por várias coisas. Ex: medo de palhaços, medo de gatos, medo de altura, medo de aranha.