É tudo aquilo que os olhos físicos não podem enxergar. Elas podem ser negativas ou positivas. A matéria, por exemplo, é energia sutil positiva condensada.
As energias sutis interagem conosco continuamente, tudo aquilo que acontece em nosso corpo físico é resultado destas energias atuando, positivas ou não.
As positivas são as nossas intuições, sensibilidades espirituais, sonhos reveladores, o calorzinho no peito ao ver alguém que gostamos, o frio na barriga quando estamos apaixonados, o entusiasmo quando estamos prestes a criar algo legal.
São como se fossem flores de luz que ficam caindo em cima de nós e nossos centros energéticos (chakras) captam e jogam na aura. A aura reverbera de volta para o chakra. O chakra para o corpo. E o corpo, por fim, capta, sendo decodificada pelo cérebro e envia os sinais para os sensores do corpo. Assim, o corpo sente, reverbera de volta essa energia para os chakras e estes mandam para a aura. Este processo acontece ininterruptamente.
Quando pensamos em algo bom e criamos uma forma-pensamento positiva, de boas vibrações, é uma energia sutil que se espalha pelos nossos corpos. Quando vemos um mentor espiritual, outro exemplo de manifestação desta energia.
A meditação facilita o acesso às energias sutis positivas.
Já as negativas, são miasmas astrais, larvas astrais, parasitas astrais, formas-pensamento negativas. Quando pensamos negativamente, damos vazão à pensamentos ruins, criamos energia sutil negativa a qual se impregna na nossa aura, entupindo nossos chakras, gerando problemas em seu funcionamento.
Quando se fala em "alinhar os chakras", nada mais é do que desentupi-los das energias sutis negativas, botá-los para girar novamente. Banho de mar, cachoeira, derretem energias sutis negativas.
Ao baixarmos o padrão vibratório, diminuimos nossa proteção áurica, os chakras perdem a eficiência também de se protegerem, assim, permiti-se a entrada dessas energias, causando um caos na pessoa.
Podemos nos proteger destas energias sutis negativas com amor, citrino, esparadrapo no umbigo, cruzando os dedos, pernas, braços, com meditação, conduta amorosa, bondade, visualizando-nos dentro de uma bolha de energia azul ou branco-leitosa. Enfim, há várias formas, mas a melhor sempre é a conduta amorosa, é a mais poderosa de todas, isto protege o campo, e muito.