David R. Hawkins começou a sua prática de psiquiatria em 1952, e então descobriu o poder da Cinesiologia, a ciência que obtém respostas diretamente da mente subconsciente de uma pessoa através de um teste muscular.
Em trecho extraído do livro "Power vs. Force", Hawkins faz relações entre supostos níveis de consciência e seus efeitos:
Um indivíduo que vive e vibra na energia do otimismo e da disposição de não julgar os outros (nível 300) irá contrabalancear a negatividade de 90 mil pessoas que estão calibradas nos níveis mais baixos de força. Um indivíduo que vive e vibra na energia do puro amor por toda a vida (nível 500) irá contrabalancear a negatividade de 750 mil pessoas.
Um indivíduo que vive e vibra na energia da iluminação, graça e paz infinita (nível 600), contrabalanceará 10 milhões de pessoas. Um indivíduo que vive e vibra na energia da graça, do espírito puro além do corpo, em um mundo de não-dualidade e unidade completa (nível 700), contrabalanceará 70 milhões de pessoas calibradas em níveis mais baixos de força.
Um nível de consciência de nível 300 não é apenas duas vezes maior que o nível 150, mas sim nível 300 significa 10 elevado a 300, ou seja, o número 1 com 300 zeos depois dele.
Além disso, Hawkins descobriu que o nível de consciência de 200 é um nível crítico. Uma média global de 200 ou mais é necessário para sustentar a vida neste planeta sem que ele afunde em uma eventual autodestruição.
Desde meados dos anos 180, ele informa que a média global subiu um pouco do nível 200hz crítico. Isto, claro, representa outra descoberta que confirma a existência de uma mudança em curso no nosso nível de consciência.
Conforme elevamos o nosso nível de consciência, contribuímos cada vez mais para a qualidade espiritual da mente global. Portanto, o nosso maior serviço à humanidade é o desenvolvimento de nossa própria consciência.