Um indivíduo com um nível mais alto de consciência compensa o peso de muitos, muitos indivíduos que estão abaixo do nível crítico de 200hz. Campo este de atração da vergonha, culpa, apatia, aflição, medo, desejo, raiva e orgulho.
Exatamente no ponto de 200hz estão a coragem e a habilidade para fortalecer o ego, retirando-o da condição de vítima inerente às mais baixas frequências. Em 300hz, eleva-se acima de muitas emoções de conflito, alcançando um estado de não-julgamento e otimismo.
Aos 400hz, o indivíduo alcança uma atitude um pouco mais harmoniosa, que traz aceitação e perdão, além de ganhar um raciocínio mais aperfeiçoado, trazendo compreensão e significado para a vida. O objetivo de um ensino superior e de uma profissão funciona ao nível 400hz, portanto, não é um nível tão complicado de se alcançar e aqui compensa-se cerca de 400.000 pessoas vibrando abaixo de 200hz.
Para alcançar 500hz, é preciso estar espiritualmente consciente. A este nível, o amor e o perdão incondicional ficam mais vivos e bem mais encaixados na nossa realidade. Quando uma pessoa praticou meditação longa e diligentemente o suficiente para atingir consciência de felicidade, ao nível 600hz, ela está, naquele momento, contrabalanceando 10 milhões de pessoas abaixo do nível de 200hz.
Nível de consciência é o estado em que o ser humano toma suas decisões, diferente de emoções que são passageiras. Todos nós passamos por esses estados, durante situações diferentes.
Conforme o nível do ser humano, há níveis onde ele toma mais decisões na sua vida, tem um determinado comportamento, o que revela o seu verdadeiro nível de consciência no momento.
O Dr. David Hawkins identifica três níveis de consciência: consciência do medo, consciência moral-ética e consciência espiritual.
Por esses três níveis passam os sentimentos de vergonha, culpa, apatia, tristeza, medo, desejo, raiva, orgulho, coragem, confiança, neutralidade, vontade, aceitação, compaixão, prazer, razão, amor, alegria, paz, iluminação espiritual. Especificamente no nível de consciência espiritual onde atingimos intimidade com Deus, e o que Ele quer que façamos.