30 Jul
Expressar-se

Assim como todo ser humano, assumimos diferentes papeis em nossas vidas. Dependendo a situação somos o mais experiente ou o mais novato, somos o pai/mãe ou o filho(a), somos empregado ou patrão, ou ainda, diferentes ciclos nos veem de formas divergentes, alguns classificarão você como quieto e tímido, ao passo que outros como extrovertido e brincalhão, por exemplo.

Quando nos deixamos levar por classificações externas, buscamos nos enquadrar nelas e dar vida à elas. Acabamos materializando a visão dos outros sobre nós assumindo esse papel que nos foi imposto, limitando assim nossa autoexpressão.

Isso acontece principalmente em casa, em meio ao seio famíliar. Crianças tendem a seguir a personalidade e caminhos conforme os seus pais e avós enxergam para elas, assumem as características que lhes são impostas e acreditam serem daquele jeito.

Aqui entra a importância do autoconhecimento, de saber quem você de fato é, de ser capaz em quebrar essas máscaras impostas, de se libertar disto e assumir quem você realmente é. É óbvio que as situações exigirão diferentes posicionamentos de você, principalmente em ambientes corporativos, ainda será preciso vestir uma ou outra máscara para ser capaz de exercer a sua função ali dentro.

Mas fora isto, há de ter liberdade em ser você. Há de quebrar rótulos. Isto limita quem você verdadeiramente é, limita as infinitas possibilidades, deixa muitas vezes com medo do futuro, pois você passa a acreditar ser quem não é.

Somos tudo e nada ao mesmo tempo. A mudança dentro deste panorama fica nítida quando reencontramos amigos de longa data e nos sentimos, de alguma forma, desconfortáveis ali. Não nos sentimos "como antes" e é perceptível olhares de estranheza, de não estarmos correspondendo a uma imagem do passado.

E isto é ótimo! Chama-se evolução, chama-se progresso, chama-se viver a vida! Tudo no universo está em constante expansão e movimento, conosco não poderia ser diferente.

Estranho seria sermos o mesmo da infância à velhice, isso sim, retrocesso puro. Mude, modifique-se, liberte-se, seja você em suas mais variadas versões, quebre os rótulos, quebre expectativas, expresse-se. 

Você não tem nada a ver com o que os outros esperam de você, como esperam que você seja. Essa imagem é criação deles, criação do externo. Não existe responsabilidade alguma em corresponder a elas!