Em geral, somos ensinados a competir desde muito cedo, a "brigar pelo nosso espaço", a "ser melhor do que os outros, se não tomarão nosso lugar". Essas crenças ainda são muito presentes em nossa sociedade.
Todavia, alguém que leve isto muito a risca, irá se ver sozinho em pouco tempo, alguém assim dificilmente estará aberto a compartilhar o seu conhecimento. Ainda, muitas vezes isto leva ao medo e à introversão, pois, pode criar na mente da pessoa a ilusão de a todo mundo alguém estar querendo tirar o "seu espaço".
Não passam de ilusões. A verdadeira construção, o verdadeiro progresso se dá pelo trabalho coletivo. Não há como tirar o que "é seu", pois somos todos únicos, ninguém carrega a mesma bagagem que ninguém, ninguém vê o mundo da mesma forma que ninguém.
O irônico é que o medo de tirarem o seu espaço, geralmente faz você justamente ocupar o espaço de outra pessoa. Pois, você não assume a sua individualidade e acaba se fantasiando de forma a divergir do que verdadeiramente a sua alma veio viver.
Uma vida baseada em construção coletiva, em somar, em compartilhar, em crescer e em nos desenvolvermos enquanto seres humanos, enquanto espécie, torna-se muito mais leve, cheia de alegria e rodeada por pessoas, que vem e vão. Pessoas que estão constantemente aprendendo e ensinando, e assim a expansão do planeta Terra vai acontecendo. Estamos aqui, também, para trocarmos experiências.