17 Mar
Mensagens verbais e não-verbais

Albert Mehrabian, nascido em 1939 em uma família armênia que vive no Irã, é professor emérito de psicologia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Embora ele tenha treinado originalmente como engenheiro, ele é mais conhecido por suas publicações sobre a importância relativa das mensagens verbais e não verbais. 

Pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, ficou conhecido pela decodificação das mensagens não-verbais (Regra: 7%/38%/55%). 

55% da mensagem geral é como a pessoa se movimenta ao entregar a mensagem. Cérebro instintivo ou reptiliano, intenção de falar, dinâmica energética do psiquismo. 

38% da mensagem geral é forma [seu tom, volume da voz, velocidade da fala etc] como a pessoa entrega a mensagem. Cérebro emocional (Sistema límbico), timbre, “cor da voz”, pureza. 

7% da mensagem geral pode ser atribuída às palavras que a pessoa usa. Cérebro intelectual (Neocórtex) verbalização, exteriorização, linguística, ou seja, segundo Mehrabian, 93% da efetividade de um discurso é atribuída à comunicação não verbal do emissor.

A comunicação verbal engloba todo o conteúdo repassado por meio de palavras faladas ou pela escrita. É o e-mail que um líder envia aos seus liderados, a conversa por telefone com algum ente querido, uma carta recebida com um aviso do banco etc. 

Já a comunicação não verbal engloba todos os aspectos que compõem um discurso: tom de voz usado, postura, troca de olhares, expressões faciais etc. Em suma, é a linguagem corporal adotada pelo falante que detém grande importância para que uma mensagem seja repassada da melhor forma. 

Razão: Pensamento; Passado e Futuro; Lógico; Mecânico; Cético; Crítico; Cognitivo; Materialista; Verbal.

Emoção: Comportamento; Presente; Subjetivo; Abstrato; Sonhador; Imaginativo; Emotivo; Aventureiro; Amoroso "Não-Verbal".