25 Aug
Mestre Hilarion

Chohan do Quinto Raio, o Raio da Verdade, Ciência e Abundância. Representa as qualidades da cura, integridade, música, ciência e visão espiritual, o terceiro olho. 

É o hierarca do Templo da Verdade, que fica no plano etérico da Grécia, próximo à ilha de Creta, lá, ensina o dom da cura. Busca levar os seres humanos a se elevarem acima de um conhecimento meramente parcial da Verdade. Busca conduzir as pessoas à autoconsciência da totalidade divina da Verdade. 

A compreender que a Verdade é única, embora manifestada de diferentes formas, e que provém de Deus. Hilarion nos instrui sobre a relação entre ciência e religião, que são aspectos do raio verde da Verdade. São uma única verdade que se manifesta de duas maneiras diferentes: em uma prevalece a lógica, na outra, a fé.

Mestre Hilarion foi encarnado como um Sumo Sacerdote do Templo da Verdade na Atlântida, aquele que transportou a chama da Verdade para a Grécia. A vida mais famosa de Hilarion foi como Saulo de Tarso, homem de sólida educação, estudioso dos problemas da cultura grega e seguidor austero das leis, tornou-se um fariseu exaltado, perseguindo duramente os primeiros cristãos. 

Quando estava em plena estrada que ligava Jerusalém a Damasco, apareceu Jesus Cristo, fazendo-o perceber o quanto estava movido pelo fanatismo, separatismo e consequente ilusão. Ficou três dias sem enxergar, seguiu as orientações de Cristo, recuperou a visão e então, retirou-se para o deserto, entregando-se durante dois anos a contemplação, depois, iniciou seus famosos e célebres discursos.      

Saulo, agora já batizado Paulo, no seu universalismo religioso, estava acima das diferenciações raciais, sociais, econômicas e geográficas; foi a síntese suprema do Cristo Místico, cuja unidade enlaça o próprio cosmo. É o conhecido apóstolo São Paulo. 

Posteriormente, o Mestre voltou como Santo Hilarion, ele era um eremita e realizou curas durante toda a sua vida, completando a missão do apóstolo Paulo, quase no anonimato. Ele poderia ser simplesmente um eremita e curador, porém equilibrou o carma de ter perseguido os cristãos enquanto encarnado como Saulo, assim como de ter consentido a morte de Santo Estevão, o primeiro mártir cristão. 

Antes de realizar curas, ele passou vinte anos no deserto preparando-se para sua missão. Expulsava espíritos malignos e chegou a curar milhares de pessoas. Nunca o deixavam sozinho. Atravessavam o deserto e o mar para estar junto dele. 

É fascinante ouvir como Jesus o amou revestindo-o com seu manto de cura. No final dessa vida, em meados de 371 depois de Cristo, Hilarion fez sua ascensão, concluindo sua personificação como o grande santo curador, após uma vida exemplar em que seguiu os passos de Jesus. 

"Visualizai a Chama Verde da Verdade vos envolvendo e não permitais que se interponha qualquer imagem que não A represente. Procurai sentir-vos inundados pela Divina Luz Verde, observai como ela se projeta de vossa aura e procurai manter essa visão. Vosso sincero amigo, Hilarion”