Coragem/Otimismo - aqui o ego ainda existe, mas há uma visão diferente sobre a vida, o indivíduo começa a olhar pra fora de si. Começa a se alinhar com a verdade, já não tem mais medo, está mais atento às situações da vida, está mais otimista, entende mais a verdade; o sofrimento dá um descanso. É o começo de um despertar espiritual. O primeiro nível de força real. É aqui que você começa a ver a vida como desafiante e emocionante ao invés de opressora. Você começa a ver seu futuro como uma melhoria sobre o passado, ao invés de simplesmente a continuação.
Neutralidade - é um nível de sistemas de crenças flexíveis, descontraídos e desapegados. Aconteça o que acontecer, você vai estar firme em sua posição. Você não tem nada a provar. Sente-se seguro e convive muito bem com outras pessoas. Muitas pessoas autônomas estão neste nível, que é um lugar muito confortável. É também um nível de complacência e "preguiça". Você está cuidando de suas necessidades, mas não se esforça demais.
Aceitação/Perdão/Compreensão - níveis elevados de espírito. Aqui já há um entendimento muito maior dos processos da vida e da verdade. Aqui há a verdadeira mudança, deixar de lado os velhos dogmas, viver com propósito. Aqui acontece um movimento poderoso de energias e você acorda para as possibilidades de se viver proativamente. No nível da complacência você se torna competente e quer dispor suas habilidades para fazer algo bom. É aqui que você define e alcança metas. Você começa a aceitar sua responsabilidade e seu papel no mundo. Você começa a ver a "grande figura" da sua vida mais claramente.
Razão/Contemplação - neste nível, você transcende os aspectos emocionais dos níveis mais baixos e começa a pensar mais claramente e racionalmente. Hawkins define este nível como o nível da medicina e da ciência. É o nível de consciência dos mestres. Os realmente desapegados. Os que estão em completa sintonia com a verdade, tem o corpo, a mente e o espírito totalmente resguardados das desilusões da vida e do sofrimento dos níveis baixos. Olha-se o mundo como um todo para começar a fazer contribuições significativas. Aceita o mundo e a sua realidade, e a transforma através da experiência. Nesse nível, vive-se em estado de apreciação com tudo o que é. Não há guerra, não há sobrevivência, não há luta.
Amor - no nível do amor incondicional há um entendimento permanente de sua conexão com tudo o que existe. No nível do amor você coloca sua cabeça e todos os seus outros talentos e habilidade a serviço de seu coração, e não suas emoções. Esse é o estado em que você realiza seu verdadeiro propósito. Suas motivações nesse nível são puras e incorruptíveis pelos desejos do ego. É aqui o estado do serviço para a humanidade. Nesse nível você também começa a ser guiado por uma força maior do que você. É um sentimento de se deixar levar. Sua intuição se torna extremamente "forte". Hawkins diz que esse nível é alcançado apenas por uma em 250 pessoas durante todo o seu tempo de vida. Uma parcela mínima aproximada de 0,0001% vive nesse estado.
Humor/Alegria - este é um estado de felicidade penetrante e inabalável. Em outras palavras, o humor é o estado de consciência maior que o ego consegue atingir. É o início do desapego com a vida, do reconhecer como o mundo é e fazer piada com isso. É o nível dos santos e dos mais "avançados professores de espiritualidade". Só de estar perto de pessoas nesse nível faz com que você se sinta incrível. Nesse nível a vida é totalmente guiada pela intuição e sincronicidade (as coisas começam a acontecer por relação de significado). Não existe mais a necessidade de declarar metas ou de criar planos detalhados - a expansão da sua consciência permite que você opere sobre um nível muito mais elevado.
Paz - total transcendência. Hawkins diz que esse nível só é alcançado por uma pessoa em 10 milhões.
Iluminação - o nível mais alto da consciência humana, onde a humanidade se confunde com a divindade. Iluminação, como diziam os antigos mestres, é a união do ser com o todo. O fim do individualismo. O fim do eu. Fim do ego. O homem transcendental. Extremamente raro. Só o fato de pensar sobre pessoas desse nível pode fazer com que você aumente seu nível de consciência. É aqui que acontece o estado da "Consciência Elevada", também conhecido como "Super Consciência". Você vê o mundo como ele realmente é. Indescritível.