De modo direto, se você analisar pela ótica da física quântica, o mestre Jesus fala para cuidarmos dos pensamentos e das emoções, pois esses dois atributos criam ou cocriam a realidade, primeiramente no mundo atômico, para em seguida, materializar no mundo físico. Se você parar para pensar, o que é a matéria? É um estado de vibração quantificado por átomos condensados. Átomos que são projetados por seu pensamento pela vibração das suas emoções e por suas atitudes no mundo.
Você cria a realidade o tempo todo. Quando observa algum acontecimento, quando intenciona ou deseja algo, no momento em que sente amor, raiva, ódio, alegria, euforia ou tristeza. A sua consciência é cocriadora da realidade e ela se manifesta de diferentes formas no mundo extrafísico e extradimensional.
Só que a repercussão maior acontece na sua vida, neste mundo, nos eventos e circunstâncias que vive atualmente ou já presenciou. Pois o futuro é o presente vivido e materializado nesse instante. Você moldura a realidade a cada pensamento, emoção ou gesto, seja de modo consciente ou inconsciente.
Jesus foi enfático ao pedir atenção e foco. Atenção ao que pensa e sente, pois essa é a síntese e a simbiose do colapso em sua vida. Quem vigia os pensamentos e controla as emoções alcança um estado pleno de harmonia. Na harmonia você entra no fluxo do universo e da criação da realidade, navega por águas calmas do Oceano de Higgs, na não localidade, como um agente causal e construtivo no Vácuo Quântico.
No estado de harmonia você vibra alto e constante, segue no fluxo quântico, no rio da existência e pode colapsar qualquer sonho. Mas isso só é possível quando você aprende a fazer a gestão das suas emoções e vigiar seus pensamentos, focando no lado positivo da vida, nos eventos que pretende realizar e materializar, usando recursos como a visualização ou a meditação.
Antes disso tudo, porém, é preciso limpar o que ainda resiste de ruim e de negativo no nosso inconsciente para poder aspirar novos ares de liberdade incondicional e cocriar deliberadamente no universo.
Esta é, de fato, uma parte muito interessante, quando eliminarmos todo o lixo emocional e emoções tóxicas que carregamos internamente (medo, rejeição, abandono, ciúmes, ansiedade, culpa, mágoa, raiva, depressão, escassez) poderemos escolher qual será nosso novo padrão mediante aos sentimentos e nas mais diversas situações, pois nossas crenças, valores e padrões emocionais atuam como forças invisíveis, que determinam a forma como viveremos e o que teremos em nossas vidas.
A rejeição, por exemplo, faz com que sintamos que não temos valor algum, o que acaba com nossa autoestima e autoconfiança, atraindo os sabotadores inconscientes. Assim, passamos a rejeitar a nós mesmos, gerando problemas, fracassos e ciclos de falência em todos os níveis da vida.
Todas as emoções negativas são potenciais causadores de processos de autossabotagem, nutrindo problemas que desencadeiam em doenças emocionais, físicas, espirituais e mentais. Orar e Vigiar nossos pensamentos, emoções e comportamentos, é essencial para estabelecermos e cocriarmos a vida dos nossos sonhos, normalmente, temos um conjunto de sentimentos que somados provocam diversos comportamentos sabotadores.