01 Mar
Planejamento Consciente

O planejamento, essa forma ordenada de olhar para a própria vida, não é algo que nasce com a gente. É óbvio que alguns possuem uma tendência maior de organização, mas nada disso nos define.

Ser uma pessoa organizada e planejadora, é algo que fazemos de forma ativa, que aprendemos. Seja por necessidade, seja por vontade.

É sobre quem você se torna nessa jornada, o planejamento não é para atingirmos todas as metas que colocamos no papel, por mais que a maioria delas se tornem realidade, mas é, sim, quem precisamos nos tornar para que aquelas metas sejam reais.

Importante ressaltar que aquilo que é um combustível pra mim, o que me faz acordar de manhã, não é o que faz o meu vizinho acordar, então, estou querendo usar o combustível do outro, por isso não estou tendo força de vontade, por isso não estou indo em direção à ação, porque estou fazendo tudo desregulado.

Planejamento consciente nasce nesse lugar onde a base é o autoconhecimento, é você saber quem você é, para então, ter clareza do que você quer, do que você é capaz, das suas limitações.

O autoconhecimento faz com que você potencialize a sua carga energética no planejamento, que você não fique planejando aleatoriamente para depois, se não atingir falar "eu não sei porque eu não tenho vontade de ir atrás desse sonho", é porque esse sonho no fundo nem é seu, ou o motivo de estares te movendo está completamente desregulado, ou as vezes você não identificou que ali tem uma capacidade sua que é limitada que você precisa desenvolver antes de agir.

Respeitar essa individualidade e fazer com que você foque em se sentir preenchido, e não ocupado. O fato de você ser uma pessoa produtiva, não é para você estar ocupado o tempo todo, até porque o descanso, hobbies, tempo de férias, ócio, tudo isso tem que estar também no seu planejamento.

Não é apenas a parte de conquista, mas também a parte de você receber, de você repousar, de criar equilíbrio energético entre dar e receber, e conseguir descansar para não ter um burnout, para não ter um ápice de ansiedade.

Enquanto o planejamento inconsciente é baseado sempre em metas externas, sempre ultrapassando os seus limites e ignora, principalmente, os seus sonhos de alma, prioriza sonhos padronizados e ignora o que pulsa dentro de você, ignora aquele sonho que a sua criança tinha muita clareza, muita certeza do que queria, mas que foi sendo abafado com o tempo.

O tempo é o seu recurso mais valioso, ele não volta, você não pode comprar, você não pode garantir quanto você ainda tem dele. Tempo é muito mais valioso do que dinheiro.

Sem organização, sem rotina, sem disciplina, sem planejamento, o seu tempo está indo para o ralo, o seu tempo está indo para coisas que não importam; o seu recurso MAIS VALIOSO está sendo desperdiçado.