Uma métrica para medirmos felicidade e sucesso são nossos valores, nossos princípios, aquilo que consideramos certo ou errado, nossa conduta moral. Revisar os princípios e valores que estabelecemos para nós é essencial para vivermos uma vida mais alinhada com nós mesmos.
Às vezes não entendemos a tristeza, frustração, até talvez a depressão da outra pessoa, bom, a resposta muitas vezes se passa por princípios e valores. Para nós, esta pessoa alcançou e "bateu as metas" daquilo que consideramos essencial, já para ela, não.
Alguns vão valorar mais família, outros reconhecimento profissional, outros simples e puramente dinheiro, ainda tem aqueles que valoram mais a paz e a calmaria. Para alcançar estes objetivos, diferentes princípios poderão nos guiar: alguns vão buscar atalhos, se corromperam, outros o caminho mais difícil, outros simplesmente deixarão a vida levar.
Enfim, aqui reside parte da magia do mundo, cada um tem o seu próprio dentro de si, cada um se orienta com uma bússola individual. Suas ambições, seus sonhos, seu modo de viver e ver as coisas ao seu redor.
Cada qual possui sua bagagem prévia de experiências que constroem seus princípios e valores, sendo postos a prova dia após dia. Rever estes conceitos que guardamos conosco ajuda a ver se nosso barco está indo para onde gostaríamos ou se a nossa bússola está com defeito, guiando-nos para a infelicidade, para uma vida que não é "a nossa".