26 Jun
Prudência x Simplicidade

Disse Jesus: "Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas".

Caímos muitas vezes no erro de achar que não precisamos nos defender. Que estamos aqui para levar a paz, o amor, a harmonia e portanto podem pisar em nós, pois dexaremos passar, podem nos xingar, fazer o que quiserem, não revidaremos, pois "o mundo já possui conflitos suficientes, não serei eu quem criará mais."

Pois é, aí você deixa de viver quem você é, você se fecha num casulo e vive à margem da sociedade, pois não se defende, não se envolve em nada. Vira um ser que apenas vaga por aí, um ser encarnado sem autoexpressão, sem manifestação da sua identidade, apenas uma "brisa" no ar. 

Por outro lado, podemos cair também na rebeldia. Contestar tudo e todos. "Esses sistemas político, educacional, de saúde, tudo errado. Costumes da família, visões de mundo dos parentes próximos, onde vocês estão com a cabeça? Não é assim, é desse outro jeito aqui, essa é a verdade!"

Pois bem, isso tampouco ajuda, ao invés de uma brisa no ar, você passará como um tornado, enquanto o primeiro era quase que imperceptível, esse é tão perceptível que afasta todos. Aproveito para frisar que a verdade não precisa de defensores, ela por si só já é. Simplesmente é. Fim.

Enfiar goela abaixo a sua verdade só gerará no outro uma certeza ainda maior de que você está errado e ele certo. Inclusive, este fenômeno é chamado de dissonância cognitiva. Independente da informação que atingir o outro, ele dará jeito de confirmar o seu ponto de vista, consolidar ainda mais a sua verdade e pronto.

Portanto, devemos ser prudentes como a serpente e simples/mansos como a pomba. Nem um tornado, nem uma simples brisa. Que vivamos a nossa própria essência. Que a nossa verdade se dissimine a partir do nosso exemplo.

Que a nossa alegria, bem-estar, amor, abundãncia sirva, mais do que suficiente, de servir como as palavras de convencimento de estarmos fazendo algo "direito". A partir disto, as pessoas terão interesse em nos ouvir.

Ame-se. Conheça melhor quem você é. Construa algo alinhado com a sua essência. E durante esse processo, defenda-se, mostre a sua força, pise firme por onde caminhar, vá com segurança e cabeça erguida aonde quer que vá.